Permacultura

O conceito foi desenvolvido no começo dos anos 70, época que marcou o início do movimento ambientalista, a partir da preocupação por parte da comunidade cientifica e sociedade civil com a poluição gerada pelos seres humanos no planeta do planeta, intoxicação da humanidade e suas conseqüências.

Falar de permacultura é remetar, quase que imediatamente, aos nomes de David Holmgren e Bill Mollison, australianos, que estudaram e continuam estudando os modos de viver de culturas ancestrais sobreviventes sintetizando com os conhecimentos da ciência moderna.

David Holmgren

Bill Mollison

Retirei  um trecho do livro “Princípios e Caminhos da Permacultura Além da Sustentabilidade” da autoria de David Holmgren , uma a definição da permacultura.

Pode-se observar dois pontos de vista de David sobre a permacultura, sendo  um mais genérico e  global e outro mais limitado, ambos importantes. São os opostos que se complementam.

O primeiro reflete a ampliação da abordagem implícita no livro Permacultura Um, é:

“Paisagens conscientemente desenhadas que reproduzem padrões e relações encontradas na natureza e que, ao mesmo tempo produzem alimentos, fibras e energia em abundancia e suficiente para promover as necessidades locais”. As pessoas, suas edificações e a forma como se organizam são questões centrais para a permacultura. Assim, a visão da permacultura de uma agricultura permanente ou sustentável evoluiu para uma visão de uma cultura permanente sustentável.

O segundo com uma visão reduzida, mas, mesmo assim genérica, do uso da permacultura na construção de uma mundo sustentável:

“ A permacultura não se resume apenas à paisagem, ou mesmo às técnicas da agricultura orgânica, ou às formas de produção sustentáveis, às construções eficientes quanto ao uso de energia, ou ao desenvolvimento das eco-vilas, mas ela pode ser usada para projetar, crias, administrar e aprimorar esses e todos outros esforços feito por pessoas, famílias e comunidades em busca de um futuro sustentável.”

Abaixo a Flor da Permacultura idealizada por David Holgrem para sintetizar os conceitos abordados pela permacultura.

2 comentários sobre “Permacultura

  1. Alo para vocês ,meu nome é Carlos Rios e eu estou procurando pessoas que entendam de Permacultura para participarem de um projeto aí no Brasil.Detalhes depois. eu necessito de um telefone e o melhor horário para chamar vocês.Meus dados vocês vêm aí em baixo ( vocês t1em Skype? Meu cßodigo é comrios )Até mais e um abraco orteCarlos Rios DESECH Bäckerweg 3 24214 Bornstein Germany Fone: + 49 4346 41 26 70 Mobile: +49 1522 8967516 desech @ gmx.de

  2. Saudações Carlos,
    Tudo bem?
    Estamos aqui a disposição para constribuir.
    Meu skype é: tiago.bezerra01
    Meu email é: tiago.permaculturace@gmail.com
    Telefone é: + 55 + 88 998824
    A diferença de horário do Brasil com a Alemanha é de 4 horas. Você está 4 horas mais tarde que aqui. Seria bom às 20:00 horário da alemnha que seria as 16:00 aqui no Brasil.
    Vou te adicionar.
    Ficamos no aguardo.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s